expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Páginas

domingo, 29 de maio de 2011

A entrega da carteira do CRO.

Hoje completa 6 meses da criação do MUD.
Infelizmente não podemos comemorar como gostaríamos, porém tenho certeza que desde sua criação muitas pessoas se mobilizaram e muitas outras começaram a refletir a importância de mudanças  imediatas na Odontologia.
Para quem não é da área de saúde, principalmente da área odontológica pode ser difícil entender o que a carteira definitiva do CRO representa, mas é o resultado de 4 ou 5 anos de estudo integral, com muito suor e dedicação. É um momento ímpar da sua vida em que você abdica em parte da sua família, mesmo sem querer fazer isso, pois em grande parte do seu dia você está na faculdade. Seus amigos reclamam que você sumiu e que não tem mais tempo para eles. Pórem muitos deles não entendem que estamos muitas vezes em plantões de hospitais, estágios extracurriculares e iniciações científicas que consomem grande parte do tempo, porém acrescentam muito na nossa formação.
 Pessoas que até então são desconhecidas na sua vida viram sua segunda família...
 Sendo assim, esse dia pra todos nós é de suma importância, pois terminamos a primeira parte de um sonho que é se tornar dentistas e dentro do possível iremos retornar a nossa rotina que havia sido abandonada nesses anos de faculdade.
Para simbolizar esse momento temos a entrega das carteiras do CRO, com uma pequena cerimônia que ocorre no prédio do Conselho Regional de Odontologia.
Um dos pontos abordados nesse momento especial para os recém-formados ali presentes foi a situação atual da nossa profissão. Foi relatado que a Odontologia não estaria passando por tempos difíceis e sim por tempos diferentes. Foi aconselhado também que nós, novos cirurgiões-dentistas, valorizássemos mais nossa profissão e que tomássemos mais cuidado com os planos de saúde e que não aceitássemos tais condições de trabalho que a maioria oferece. Dentre outros conselhos dados, este foi o que me fez refletir.
A partir deste trecho, comecei a pensar em tudo que já escrevi nos outros textos do blog.
 Não sei se vão concordar comigo, mas penso da seguinte forma...
Que a situação da odontologia está ruim é inegável. Acho que todos os textos deixam isso claro. Que não podemos aceitar planos e salários baixos também já sabemos. Agora eu lhe pergunto...aonde trabalho então no estado do Rio de Janeiro???
Sinceramente, às vezes acho que as pessoas tentam jogar responsabilidades para nós... Como se a culpa da Odontologia estar no lugar que está fosse somente nossa.
Que é difícil mudar conceitos e atitudes eu sei, mas se quer que valorizemos a profissão as entidades responsáveis têm que dar o exemplo.

Vou citar alguns para depois não dizerem que falar é fácil, quero ver resolver.

1- Acabar com anúncios no jornalzinho do CRO, globo, extra e outros jornais de clinicas populares que não tem condições nenhuma de atendimento ao publico... Basta fiscalizar....e se nós dentistas conseguimos identificá- las somente com uma simples leitura, tenho certeza que os órgãos fiscalizadores terão a mesma facilidade. Nesses anúncios encontramos clínicas oferecendo salário porcentagem, muitas vezes ínfimas alem de condições de trabalho pífias. Volto a perguntar cadê nosso piso salarial?
2- Bombardear os dentistas com outdoors e propagandas sobre a valorização do dentista (Muitos querem se valorizar, só não sabem como). Certeza que com a liderança do nosso conselho muitos irão apoiar. Basta fazer reivindicações ou atos de manifestação bem estruturados. Infelizmente não vemos nada disso, ou quando aparece são totalmente impensados (ex. tentar acabar com o concurso no dia do mesmo. Porque nada foi feito antes? Se era abusivo a classe, porque não intervir???)
3- Propagandas para a população para educá-los sobre a importância da escovação e principalmente para não irem a qualquer clinica... Dos riscos a saúde e lembrando lhes da importância de consultar o CRO do dentista na internet ou pelo telefone em que vão ser atendidos antes de iniciar o tratamento.
4- Reuniões nas faculdades de odontologia com os alunos do 7 e 8 período sobre o mercado de trabalho, sobre seus direitos, sobre não aceitar qualquer tipo de emprego. Abro um parêntese para dizer que em uma das minhas idas em busca de respostas me disseram que as faculdades proíbem a ida do CRO e sindicato. Sinceramente... Que país é esse em que vivemos... A colgate pode ir dar uma palestra e entregar brindes e as entidades que teoricamente querem nos valorizar e melhorar nossa condição não entram.... Certeza que há algo de errado... Esse tipo de coisa na minha cabeça é absurdo!!!!

Penso que há muita coisa para mudar, mas acho que falta a iniciativa.
Estamos invertendo papeis... Não adianta jogar a responsabilidade somente para os dentistas (tem vários que estão dormindo sim, porem não são todos!)... Ou alguém aqui acha que as pessoas que aceitam planos de saúde ou trabalham em clinicas populares não aceitariam ir para um consultório em que salário e condições de atendimentos fossem ideais? O problema é que esses locais são raríssimos vide a banalização que estão deixando a odontologia sofrer.
O recém formado que ganha agora mil reais e está todo feliz, aceitando qualquer emprego que oferecem, só vai entender o tamanho do problema quando ele tiver 5, 10 anos de formado e continuar ganhando os mesmos mil reais, sem carteira assinada e sem direito algum. Temos que acordar para a realidade o quanto antes!
Fiscalizem mais as clínicas e concursos indevidos, punam dentistas que estão banalizando nossa profissão, conversem mais com os alunos dentro das faculdades (muitos são novos e só vão entender tudo que está acontecendo quando se formarem e viverem a realidade), criem oportunidades para mudarmos, pois como já disse todos querem mudar. Tenho certeza que as entidades realizam algumas iniciativas relevantes e vou pesquisar sobre para  escrever no meu próximo texto. Assim provo mais uma vez que estou em busca de união e não só de criticar a entidade A ou B.
Fica meu desabafo e minhas sugestões...
Espero os comentários no blog, pois tenho certeza que as pessoas que podem mudar algo devido a sua posição nas entidades da Odontologia estão lendo os textos. Cada comentário só ajudará a mostrar nossa insatisfação. Conto com vocês.

Não fique parado, MUD!!!

5 comentários:

  1. Yuriii!!! Concordo com vc em tudo.. Como sempre.. Rs.. O que falta é uma iniciativa, uma liderança.. Hoje mesmo vi uma nota no jornal, comentando que na passeata da maconha vai uma multidão, agora na hora de reclamar de politicos corruptos e abusos por exemplo, não vai ninguém, pq n interessa mt aos mais fortes ne.. Falta organização.. Se houver, todos vão apoiar, com certeza..

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa, concordo com seu desabafo :)
    Tenho certeza que apesar da situação, nós somos a diferença e sem duvidas alguma coisa vamos mudar!
    Abç

    ResponderExcluir
  3. Tá certo, Yuri!! Um recém-formado que não tenha dinheiro do pai pra ajudar a se sustentar e muito menos pra abrir seu consultório não tem opção senão se sujeitar às clínicas que você citou, ou estudar pra passar num concurso que paga um salário ridículo (tipo metade do dos médicos, pruma mesma carga horária.... tudo bem que geralmente a formação acadêmica deles demora um pouco mais que a nossa, mas daí a receber o dobro já é um belo exagero!!)... É fácil falar que nos sujeitamos a isso, mas querem que façamos o quê? Ficar de braços cruzados e nos endividando?? quem paga as contas enquanto isso?

    ResponderExcluir
  4. Yuri, mais uma vez você está certo, são muitas incoerências, a relação de mercado está invertida, pacientes cada vez mais exigentes querendo pagar pouco ou nada por tratamentos excelentes. Empresários comandando uma profissão e lucrando absurdos com os planos de saúde. Creio que para o sucesso, a população deve ser informada, para que a mesma saiba que está pagando caro por sua saúde bucal, com as quantias ridiculas dos repasses dos planos odontológicos, que mal permitem ao profissional ter uma vida digna e muito menos oferecer bons tratamentos. abraço

    ResponderExcluir
  5. Belíssima publicação, infelizmente não é só na odontologia que acontece a banalização da profissão. Enquanto jornalista e radialista profissional, digo haver isso na minha área, bem como em outras tantas. O Brasil precisa de ser educado e cabe a nós agir, posto que de governo estamos literalmente a pé.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir